Semana corridíssima. Não tive tempo de cuidar do blog. Mas, deixo uma dica que serve especialmente para os colegas jornalistas, mas que também é essencial para qualquer pessoa. Trata-se do seminário "O perigo da história única", proferido pela romancista nigeriana Chimamanda Adichie. Em pouco mais de 15 minutos, ela mostra como as nossas vidas e as nossas culturas são compostas por muitas histórias sobrepostas, e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre determinada pessoa ou país, arriscamos dar início a um desentendimento crítico que colocará em risco nosso entendimento sobre o outro. Vale a pena.
3 comentários:
Em 2009, a FLIPORTO trouxe uma porção de escritores africanos, poetas e prosadores. E se conversou muito exatemente sobre isso: o perigo de um olhar único.Sobretude com Paulina Chiziane que tem um livro belo:Niketche: uma história de poligamia. Uma outra realidade. Uma outra história. Um outro olhar.
Beijo daqui, Victor!
Vou tentar ler. Suas dicas são valiosas. beijo.
Márcia,
fiquei muito impressionado com o seminário da Adichie. Uma leitura simples e, ao mesmo tempo, intrincada da formação de conceitos e opiniões.
Enviar um comentário