Semana On

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Viva o fascismo indigenista!

Antes tarde que nunca. Ótima a entrevista concedida pelo professor universitário Victor Hugo Cárdenas ao jornalista Duda Teixeira, publicada recentemente na revista Veja. Cárdenas é uma das mais consistentes vozes da oposição ao presidente da Bolívia, Evo Morales, e deve candidatar-se à presidência do país em dezembro.

O professor foi uma das primeiras vítimas do texto constitucional aprovado em janeiro, que deu a 36 etnias indígenas autonomia judiciária para julgar e punir segundo as leis tribais. No início de março, sua casa no Lago Titicaca foi saqueada por indígenas partidários de Morales. Sua mulher, seus filhos e outros parentes foram agredidos violentamente com paus e chicotes.

Cárdenas, que é índio Aimará, denuncia o caráter racista e excludente das políticas promovidas por Morales. “A primeira vítima (da nova constituição) foi a democracia, pois essa nova Carta criou uma dupla cidadania, em que uns têm mais direitos que outros.”, afirma.

Segundo o professor, o Movimento para o Socialismo (MAS), partido do presidente Evo Morales, “inaugurou um racismo ao revés, em que os indígenas leais ao partido ou moradores de área rural têm mais direitos que os outros. Com isso, eles ganham privilégios e são usados como massa de manobra. Pessoas que não são indígenas passaram a ser odiadas porque são consideradas perversas por natureza.”.

Etnocentrismo

Durante a entrevista, Cárdenas faz um comentário apavorante mostrando como a manipulação da população - em especial das populações menos favorecidas – por governantes populistas pode transformar valores humanistas em protótipos de um fascismo com falsas cores socialistas.

“Na Bolívia, o MAS criou a imagem de que os indígenas são pequenos anjos. Uma espécie de reserva moral e ética da humanidade. É uma visão etnocentrista, segundo a qual a cultura aimará é superior às outras. Isso é falso. Essa ideia desmoronou, com os múltiplos casos de corrupção e assassinatos que estremeceram o país. Muitos indígenas que entraram no governo se apropriaram inescrupulosamente dos recursos públicos.”.

Leia mais sobre o tema:
- Venezuela: socialismo ou barbárie?
- Minha esquerda está mais à esquerda?
- Chavez, direita, esquerda e fascismo
- Conduzindo a boiada
- Sabedoria popular?
- Democracia caudilhesca

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente, excelente, excelente: um alerta para o que pode vir a acontecer, consumadamente, aqui no Brasil. Já ando dizendo isso, a discriminação 'tradicional' é devidamente expuriada, mas aquelas que as teses de esquerda apresentam são carregadas das melhores intenções... :-P

- Felipe