Semana On

sábado, 1 de julho de 2017

O que é fascismo e outros ensaios – George Orwell



“O verdadeiro objetivo do socialismo não é a felicidade... o verdadeiro objetivo do socialismo é a fraternidade humana”.

Romancista celebrado pelas distopias de 1984 e A revolução dos bichos, George Orwell também foi um prolífico repórter e colunista. Entre as décadas de 1930 e 1940, o autor de “O que é fascismo?” Colaborou em diversos veículos da imprensa britânica. Nesta coletânea de 24 ensaios publicados em revistas e jornais, Orwell explora um amplo espectro de assuntos, sempre perpassados pela política, sua principal obsessão intelectual e literária.

Com temas que variam de Adolf Hitler à pornografia, de W. B. Yeats a O grande ditador, os textos selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto compõem um inteligente mosaico das opiniões de Orwell durante o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Com sua visão irônica do mundo conflagrado da época, os ensaios demonstram a potência criativa do “socialismo democrático” adotado pelo escritor como credo político após sua experiência na Guerra Civil Espanhola, em contraposição aos totalitarismos de esquerda e de direita então em voga.

Homem de esquerda até a morte Orwell, no entanto, foi um crítico mordaz do stalinismo. Apesar das tentativas da esquerda totalitária de atribuir a ele um viés conservador – exatamente por não se submeter ao stalinismo – o escritor e jornalista inglês sempre se posicionou muito claramente, especialmente diante da vivência que teve durante a Guerra Civil Espanhola e, depois, durante a Segunda Guerra Mundial.

“O pecado de quase todos os esquerdistas de 1933 em diante foi quere ser antifascista sem ser antitotalitarista”.
Para Orwell o fascismo – fenômeno cuja gênese acompanhou de muito perto - não era, como toda a esquerda repetia na época, um câncer exclusivo do capitalismo avançado, mas, também, uma sinistra perversão do socialismo. Pode parecer um comentário anticomunista, mas não é. Os textos de Orwell sobre sua experiência com o proletariado inglês, uma reserva de “decência”, como ele dizia e escrevia, apontam para outro lado. Suas análises da relação entre anarquistas e comunistas na Espanha e do próprio stalinismo mostram claramente que Orwell se posicionava à esquerda, mas bem longe da força corruptora do poder total.
George Orwell é o pseudônimo de Eric Arthur Blair. Nascido em Motihari, norte da Índia britânica, em 1903, filho de um funcionário da administração britânica do comércio de ópio, Orwell estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Na década de 1920, foi agente da polícia colonial da Birmânia. Nas décadas seguintes, deslanchou sua carreira como escritor publicando diversos romances, ensaios e textos jornalísticos. Um dos escritores mais importantes do século XX, morreu em 1950, aos 46 anos, em Londres, vítima da tuberculose.

Sem comentários: