Semana On

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O Silo - Hugh Howey

Terminei ontem o primeiro livro da distopia “O Silo”, do americano Hugh Howey. Usando o argumento pós-apocaliptico, o autor consegue ser criativo ao nos apresentar uma comunidade que tenta sobreviver num gigantesco silo subterrâneo com dezenas de níveis, onde milhares de pessoas vivem numa sociedade completamente estratificada e rígida, e onde falar do mundo exterior constitui crime.

As únicas imagens do que existe lá fora são captadas de forma difusa por câmaras de vigilância que deixam passar um pouco de luz natural para o interior do silo. Contudo há sempre aqueles que se questionam... Esses “rebeldes” são enviados para o exterior com a missão de limpar as câmaras em viagens suicidas. Expostos as toxinas de um mundo destruído, estes condenados são levados a cumprir seu último sacrifício par com o Silo antes de sucumbirem a atmosfera tóxica do exterior.
O que parece uma sociedade enquadrada em regras e dogmas, no entanto, desaba sob a comichão da curiosidade humana revelando uma realidade muito mais sombria do que se imagina.

Howey começou o universo proposto em O Sillo no outono de 2011, quando publicou um conto em ebook na Amazon. O conto atingiu um grande público que implorava por mais histórias do universo de onde esse conto viera. Quando finalmente lançou uma "versão completa" do ebook de Silo, o livro chegou a ficar por um tempo considerável no top 100 livros mais vendidos da Amazon, chegando ao primeiro lugar dos mais vendidos de ficção-científica e ao topo dos mais vendidos no Reino Unido e na Alemanha também.

Ridley Scott e Steve Zaillian pensaram que a história daria um filme em potencial e a 20th Century Fox comprou a ideia. Foi assim que o livro atraiu também a atenção da editora Random House, que publicou o livro físico nos Estados Unidos em tr~es volumes (o primeiro já lançado aqui no Brasil) . E esse foi o sucesso estrondoso e rápido de Silo, que já tem até Graphic Novel.

Sem comentários: