Semana On

sábado, 28 de março de 2009

Doutora Mara

A palavra "doutor" é uma das mais antigas no idioma português e se repete em inglês (doctor), espanhol (doctor), francês (docteur), italiano (dottore) e alemão (doktor) e, com ligeiras variantes, praticamente em todas as línguas modernas.

Suas raízes mais remotas podem ser rastreadas até entre o primeiro e o segundo milênio antes da nossa era, nas invasões indo-europeias, que nos trouxeram a raiz dok-, da qual provém a palavra latina docere, que por sua vez derivou em doctoris (mestre, o que ensina).

Desta raiz indo-europeia provém da mesma forma o vocábulo grego dokein do qual se derivaram outras palavras da mesma família, tais como dogma, ortodoxia, paradoxo e didática.

Pois bem, minha companheira querida, Mara, defendeu ontem a sua tese de doutorado intitulada “Estratégias ventilatórias empregadas para a prevenção da lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica em neonatos prematuros”, pelo Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Convênio Rede Centro-Oeste, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Mato Grosso Sul).

Muitos sacrifícios, os louros vêm agora.

7 comentários:

Adriana Godoy disse...

Nossa! Gostei do título da tese. Pode até virar um poema. Parabéns a sua amiga.




Ps: Sinto sua falta em meu blog, não é cobrança, é um sentimento.

Luiz Roberto Lins Almeida disse...

gostei de saber a origem da palavra. Eu mesmo só a uso como pronome de tratamento. abração

Sem Papel e Tinta disse...

Sempre me comportei como um ferrenho defensor de que o pronome de tratamento 'doutor' esteja no seu devido lugar: a universidade. Hoje, é um título acadêmico. Médico é médico; advogado, advogado; juiz de direito, juiz; e assim por diante.

Parabéns, doutora!

Ava disse...

Relendo seus posts. Tanta coisa interessante!
Parabéns para sua amiga.
Isso é sinônimo de muita luta!


Beijos!

Beatriz disse...

Concordo com Adriana o nome da tese dá poema beat!
Parabéns, Doutora Mara...whatever she is

Daniel Braga disse...

Parabéns a ela!

Barone disse...

Valeu pessoal. Agradecemos !