Semana On

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Julgamento do "deproma" ficou para 2009

Ficou para o ano que vem o julgamento do Recurso Extraordinário 511961 pelo Supremo Tribunal Federal. Se aprovado, o documento acaba com a estapafúrdia obrigatoriedade de diploma específico em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, para o exercício da profissão.

Leia mais sobre o mesmo tema:

3 comentários:

Alice Salles disse...

É...
Parece que aqui nos EUA você PRECISA do diploma, pelo menos foi o que me falaram dois estudantes de jornalismo que conheci.
Uma coisa imbecil, cada vez mais a profissão será elitizada e só quem tem GRANA que vai conseguir passar para o POVO o que está acontecendo no mundo! É o fim!

Barone disse...

Oi Alice. Nos Estados Unidos não é necessário ter dipoloma de Jornalismo para exercer a profissão. Seus dois amigos estão enganados. Beijos.

Barone disse...

Consultei algumas fontes. A questão é a seguinte: nada impede que cada veículo estabeleça seus próprios critérios de contratação de profissionais. Verificando as ofertas de emprego do craigslist é possível perceber que alguns aceitam outros tipos de formação, e não apenas em jornalismo. O Maurício Tuffani explica: no New York Times, por exemplo, até há alguns anos, eram exceções os que eram contratados com menos de dez anos de experiência. E sempre se exigiu algum a graduação superior, mas não necessariamente em jornalismo. E, diferentemente do Brasil, lá não há lei que impeça uma pessoa qualquer de abrir seu próprio jornal e atuar não só como dono, mas também como editor.