Semana On

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Um álbum às quartas



THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS
DAVID BOWIE
Baixe o álbum AQUI.
1. "Five Years" – 4:43
2. "Soul Love" – 3:33
3. "Moonage Daydream" – 4:35
4. "Starman" – 4:16
5. "It Ain't Easy" – 2:56
6. "Lady Stardust" – 3:20
7. "Star" – 2:47
8. "Hang on to Yourself" – 2:37
9. "Ziggy Stardust" – 3:05
10. "Suffragette City" – 3:19
11. "Rock 'n' Roll Suicide" – 2:57

Um dos discos mais influentes da história do rock, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars” foi lançado por David Bowie em 1972 sob a influência do glam rock inglês e de outras manifestações artísticas da época, como os filmes “Laranja Mecânica” e “2001 - Uma Odisséia no Espaço”.

Nadando nesta vertente, Bowie criou um álbum conceitual e futurista sobre um rockstar extraterrestre (Ziggy Stardust) e sua saga no planeta Terra, uma espécie de ópera rock repleta de glamour e drama. Além da excelente música, Bowie apostou na força estética do glam, aliando ótimas melodias com fantasia, ficção e teatro, exibindo nos shows e nas peças publicitárias do álbum figurinos extravagantes e exuberantes, incorporando, de fato, o personagem.

“The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars” começa com a faixa "Five years", anunciando o fim do mundo e criando uma atmosfera sombria. Em seguida vem "Soul Love", uma música que procura transmitir a sensação de inexistência do amor verdadeiro, "Moonage Daydream", despudorada e provocante e o clássico "Starman" - que ganhou uma versão em português com a banda Nenhum de Nós, com a música "Astronauta de Mármore".

A quinta faixa é “Ain't Easy", que fala sobre questões existenciais e a busca pela auto-satisfação, seguida por "Lady Stardust" e "Stars" onde, assim como em "Soul Love", pode-se perceber a influência da banda inglesa T-Rex sobre Bowie.

O álbum também inclui uma faixa pré-punk chamada “Hang Onto Yourself” e então surge a canção título, '"Ziggy Stardust"', uma exaltação ao ego do personagem criado por Bowie. Canção título do álbum, foi gravada posteriormente pelo Bauhaus.

A partir daí o álbum apresenta a "queda" de Ziggy, como sugere o título. A faixa “Suffragette City” fala da fama decaída e, por fim, “Rock’N’Roll Suicide” narra o fim trágico da persona Ziggy, narrando seu suicídio e encerrando um dos mais clássicos álbuns de rock’n’roll da história.

Há quem diga que o nome Ziggy tenha vindo de Iggy Pop (amigo de Bowie) ou de Twiggy (modelo, também amiga de Bowie) e de que Bob Marley escolheu o nome do seu filho (Ziggy Marley) por causa desse disco. Não é a toa que músicos como Billy Corgan (Smashing Pumpkins) e o eletrônico Moby (DJ novaiorquino premiado pela Billboard) reverenciem Bowie por sua obra.

Sem comentários: