Semana On

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Comidinhas: Carreteiro de Costelinha de Porco Defumada

Carreteiro de Costelinha de Porco Defumada

Para começar:
Esta receita começou a ser desenvolvida há alguns anos atrás como uma alternativa para o arroz de carreteiro tradicional. Com o tempo foi sendo aperfeiçoada e hoje é uma das paneladas mais apreciadas pelos amigos que volta e meia nos visitam nos finais de semana. As fotos que acompanham a receita foram tiradas no último sábado, durante o aniversário de um grande amigo, aqui em casa. Deliciaram-se cerca de 12 pessoas.

Ingredientes:
- 1 pacote de Costelinha Defumada para cada 3 pessoas (eu uso a costelinha do Mister Pig)
- 1 cebola grande para cada 3 pessoas
- 1 cabeça de alho para cada 3 pessoas
- 1 chícara de chá de arroz para cada 2 pessoas
- 1 maço de salsa e cebolinha
- NÃO leva gordura alguma a não ser a da própria costelinha
- NÃO leva sal

Mão na massa:
1- Primeiro, corte as costelinhas em pedaços e reserve.









2- Corte a cebola grosseiramente e pique o alho. Reserve.









3- Coloque a costelinha em uma panela grande e deixe fritar em fogo alto mexendo sempre com uma colher de haste longa. Atenção: Não acrescente nenhum tipo de óleo pois a própria carne soltará gordura suficiente para a fritura.









4- Quando a costelinha estiver bem frita você vai precisar retirar o excesso de gordura. Incline a panela, afaste a costelinha e retire o óleo com uma concha até que reste apenas um pouco de gordura no fundo da panela.









5- Retirado o excesso de gordura, jogue a cebola e o alho sobre a costelinha e continue mexendo com a colher para que ambas se misturem bem à carne enquanto douram.









6- Quando a cebola e o alho estiverem bem dourados, jogue o arroz e frite-o por alguns minutos, sempre mexendo bem a mistura para não queimar.









7- Agora despeje água fervente de modo que toda a mistura seja coberta com pelo menos dois dedos de água. Abaixe o fogo ao mínimo e deixe o arroz cozinhar. Não é preciso acrecentar sal pois a costelinha é salgada suficientemente para a necessidade da receita.









8 - Quando o arroz estiver cozido desligue o fogo e lance sobre ele a salsa e a cebolinha bem picadinhas.









9 - Agora é meter uma pimentinha e degustar.

6 comentários:

ValériaC disse...

Que receita mais maravilhosa... e super fácil de fazer... deu vontade de fazê-la num fogão à lenha...me deu até fome...rsrsr...
Um grande abraço...
Valéria (no Twitter @valeriacarvalh0, nós nos seguimos lá)

Barone disse...

Opa, se fizer me conte o resultado. Posso garantir que quem já provou só deixou elogios. Combina bem com uma boa salada e uma cervejinha bem gelada.

Guilherme disse...

Delícia esse prato. Mi madre já recebeu em seu e-mail... ;)

vera disse...

adooreeeiii essa idéia das recitas das comidinhas... esse arroz é realmente uma delícia.

Blogdomaidana disse...

Grande mestre Cuca Barone. Via uma dica do auxiliar de cozinha de tropeiro, lá de Miranda. No tempo que nós cruzavamos o sertão tocando boiada, como auxiliar de cozinheiro sempre espremia umas duas ou três laranjas antes de fritar o arroz coma carne. experimente. Vai sentir o gosto diferente. Abraço.

Barone disse...

Opa Vera, vindo de você o elogio é grande. Meu amigo Maidana, boa dica, vou experimentar.