
75% dos pedidos de asilo foram encaminhados a países europeus, embora os Estados Unidos continuem sendo o maior receptor em nível individual, com aproximadamente 13% de todos os pedidos apresentados. A França é o segundo destino, com 10% de todos os pedidos (19.400), seguido do Canadá (18.700), Reino Unido (17.700) e Alemanha, em quinto lugar (12 mil).
Pelo quarto ano consecutivo, é do Iraque que vem a maioria dos refugiados, com 13.200 pedidos. Afegãos (12.200) e somalis (11 mil) são respectivamente o segundo e o terceiro maiores grupos, à medida que suas condições de segurança pioram. Em seguida, vêm a China, Sérvia (incluindo Kosovo), a Federação Russa, Nigéria, México, Zimbábue, Paquistão e Sri Lanka.
A movimentação de pessoas não tende a diminuir: segundo o Acnur, no segundo semestre de 2009 poderá se observar um maior incremento no número de pedidos de refúgio nos países industrializados.
2 comentários:
É uma situação deveras preocupante essa. São poucos os jornais que mostram esses fatos, cabem muito mais aos fotojornalistas essa responsabilidade.
Não é querendo fazer propaganda, mas escrevi essa semana um conto baseado na história do fotojornalista Kevin Carter.
Opa manda o link.
Enviar um comentário