Semana On

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fotojornalismo

Refugiadios do Sri Lanka, resgatados pela guarda costeira australiana, aguardam autorização para is para a Indonésia. Foto de Vivek Prakash, da Reuters. Nos seis primeiros meses deste ano, 185 mil pessoas apresentaram pedidos de asilo em 38 países industrializados europeus, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália, Nova Zelândia e na República da Coréia. Este número representa um incremento de 10% com relação ao mesmo período do ano passado, segundo o informe publicado pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

75% dos pedidos de asilo foram encaminhados a países europeus, embora os Estados Unidos continuem sendo o maior receptor em nível individual, com aproximadamente 13% de todos os pedidos apresentados. A França é o segundo destino, com 10% de todos os pedidos (19.400), seguido do Canadá (18.700), Reino Unido (17.700) e Alemanha, em quinto lugar (12 mil).

Pelo quarto ano consecutivo, é do Iraque que vem a maioria dos refugiados, com 13.200 pedidos. Afegãos (12.200) e somalis (11 mil) são respectivamente o segundo e o terceiro maiores grupos, à medida que suas condições de segurança pioram. Em seguida, vêm a China, Sérvia (incluindo Kosovo), a Federação Russa, Nigéria, México, Zimbábue, Paquistão e Sri Lanka.

A movimentação de pessoas não tende a diminuir: segundo o Acnur, no segundo semestre de 2009 poderá se observar um maior incremento no número de pedidos de refúgio nos países industrializados.

2 comentários:

Katrina disse...

É uma situação deveras preocupante essa. São poucos os jornais que mostram esses fatos, cabem muito mais aos fotojornalistas essa responsabilidade.
Não é querendo fazer propaganda, mas escrevi essa semana um conto baseado na história do fotojornalista Kevin Carter.

Barone disse...

Opa manda o link.