Semana On

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Para pesquisador, iniciativa de fiscalizar a internet é "caricata"

Publicado na edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo

A iniciativa de congressistas para regulamentar o uso da internet em período eleitoral "chega a ser caricata", na avaliação de Camilo Aggio, pesquisador da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Com pesquisa sobre o uso da internet na política de países como EUA e Japão, Aggio diz que não é possível fiscalizar conteúdos políticos na internet como pretendem os legisladores. Mas ele avalia que a lei discutida no Congresso amplia a possibilidade de uso da rede, comparada à lei aplicada nas últimas eleições municipais. (ITALO NOGUEIRA)

FOLHA - Qual a sua avaliação do projeto discutido no Congresso?
CAMILO AGGIO - O que mais me preocupa é a expansão do uso de ferramentas de compartilhamento de conteúdo, mídias sociais, para que candidatos possam ter contato com o eleitor. Estão tentando adaptar, depois da pressão popular. Nas eleições passadas, políticos podiam estruturar campanhas apenas em websites. Isso sufocava ferramentas valiosas para fortalecer princípios democráticos. [O presidente dos EUA, Barack] Obama utilizou largamente essas ferramentas. Agora há essa possibilidade.

FOLHA - O projeto melhora o uso da internet na campanha?
AGGIO - Ao criar canais para os candidatos debaterem ou exporem com mais detalhe seus projetos, é um ganho democrático extremo. Principalmente se for pensar na campanha de candidatos de partidos pequenos, com menos recursos.

FOLHA - É possível fiscalizar a campanha na internet?
AGGIO - A ideia de fazer uma lei sobre internet é tida como caduca e restritiva. Não se sabe como vai fiscalizar, com tantos sites de compartilhamento de conteúdo, de relacionamento.
Chega a ser caricato que algum representante do Legislativo pense em fiscalizar. Usar seis, sete funcionários do gabinete para ver o que alguém falou ou deixou de falar. O princípio da internet é a liberdade.

FOLHA - Por que os políticos sentem necessidade de lei sobre isso?
AGGIO - É uma questão de preservação. Só acho que é caricato aplicar isso à internet como um todo porque é impossível.
Quantos blogs são mantidos por brasileiros? Não há sistema possível para fiscalizar todos os blogs pessoais.

FOLHA - Há o risco de campanha negativa?
AGGIO - Se pegar toda a literatura de campanhas online desde 1996, há mais conteúdo de autopromoção do que referência a outro candidato.

FOLHA - Como é a lei em outros países?
AGGIO - Nos EUA e na Inglaterra, é livre para partidos e candidatos. Cingapura e Japão têm mais restrições, mas tinham em todos os meios de comunicação na campanha, foi transferido para a internet. Ainda assim, a web no Japão permitiu que políticos de partidos menores entrassem em contato com eleitores e divulgassem inclusive sua existência.

Sem comentários: