Semana On

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Frases

"Assim como a suástica, estrelas vermelhas levam ao desastre, quando se decide obedecer, cegamente, a um projeto de poder."
Fernando Gabeira, hoje, em artigo na Folha.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá,Barone.Esse é Gabeira em momento pouquíssimo inspirado.Não vejo nenhum parâmetro de comparação entre o projeto de governo do PT e o nazismo.Pelo contrário.E Gabeira caiu muitíssimo no meu conceito depois daquele episódio das passagens da filha.Nâo precisamos mais de (falsas)vestais na política brasileira.Precisamos de modernidade urgente.E que o projeto de fazer do nosso país um país forte e moderno se concretize.Obrigado pelos seus posts sempre muito lúcidos.Garnde abraço e um ótimo final de semana.

Alê M. disse...

Gabeira, se não fosse pela Maconha, passaria despercebido.

Gaberia é o "velhinho gente boa que fuma maconha". Um personagem. Um personagem inconsistente. Talvez, até, uma fraude.

Anónimo disse...

Se apenas as vestais pudessem apontar os erros do mundo, não haveria quem o fizesse. Essa é a velha falácia do "Tu Quoque", tão fácil e falsa quanto amplamente utilizada pelo senso comum.

Porque, de qualquer modo, Gabeira tem razão: a estrela vermelha já não cativa mais. Depois de tantas tentativas de justificar o injustificável, de tanta redondilha retórica para reinventar a roda e de tanto abraçar o Atraso, não tem mais como gostar do brilho dela.

-Daniel

Unknown disse...

Bem ,Barone depois dessa resposta do oráculo,prefiro dar um tempo.Não tenho telhado de vidro,e nem sigo senso comum-só a minha cabeça e meu coração.

BAR DO BARDO disse...

É nosso dever, portanto, projetar o vir a ser... sem a presença de alguns f...

Barone disse...

James,
Lula não é Hitler. Claro que não. Mas, a crítica do Gabeira tem fundamento quando aponta as tentações dos totalitarismos. Entre as características totalitárias está o populismo, o uso da máquina, do poder, para transformarem famintos e semi-analfabetos em massa de manobra. Muitos países e líderes que ostentaram a “estrela vermelha” descambaram para uma leitura da esquerda que os aproximou terrivelmente do fascismo. Lula não é fascista, claro que não. Lula é apenas uma estrela inflada de carisma que não está preocupado com questões como direita ou esquerda. Lula quer é governar e perpetuar sua visão de governo. Foi picado (não se sabe desde quando, talvez desde sempre) pela serpente do poder. Não digo que ele é melhor ou pior que seus antagonistas, penso que seja tristemente igual.

Alê,
discordo. O Gabeira tem tido posicionamentos bem interessantes no Congresso. Falhou feio na questão das passagens para a filha, mas de forma geral me parece um cara bem consistente.

Daniel,
ainda é horrível para quem acreditou que o PT faria diferente (e me incluo no meio desta turma) admitir que não, não há nada de diferente entre eles (os petistas) e os demais políticos deste país. A passagem de Lua pelo governo, para mim, serviu apenas para fortalecer a idéia de que o atual modelo de democracia representativa esta falido.

Bard,
“projetar o vir a ser”... que desafio. No entanto, irrecusável.

Anónimo disse...

Barone,

A agonia moral e ética do PT é ruim o bastante; e se torna tão mais grave ao constatarmos que NÃO EXISTE opção. São, efetivamente, todos iguais.

-Daniel