Semana On

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Soldados israelenses acham normal agredir palestinos

Reportagem da agência Efe publicada quarta-feira (e reproduzida na Folha Online) – com base em uma reportagem do jornal israelense Yedioth Ahronoth - expôs a brutalidade do exército de Israel contra os palestinos. A matéria reproduz depoimentos de soldados e oficiais sobre seus procedimentos nos territórios palestinos ocupados ilegalmente por Israel.

Entre os procedimentos considerados normais pelos militares citados na reportagem estão:

- Tapas no rosto, para que o palestino "entenda e fique quieto".
- Agressões como safanões, chutes e socos durante interrogatórios a civis suspeitos (o que pode ser qualquer um).

Além da brutalidade física, há a brutalidade contra a cidadania, como ocorreu recentemente durante a visita do Papa Bento XVI à Cisjordânia, quando menores de 35 anos foram proibidos pelos israelenses de participar dos eventos. Esta brutalidade se repete também na proibição que palestinos viajem para fora dos territórios ou quando cidadãos (e jornalistas) israelenses são impedidos de entrar nos territórios palestinos.

3 comentários:

Adriana Godoy disse...

Barone, isso me deixa triste e com vergonha da humanidade. Que merda é essa? Pô, é difícil não ter aversão aos israelenses. Beijo.

BAR DO BARDO disse...

Reprovável.

Barone disse...

Adriana, na verdade temos que ter cuidado com os sentimentos. Aversão não aos israelenses, ou aos judeus, mas aos sionistas que apostam na discriminação.