Semana On

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Para entender o ininteligível

O conflito no Oriente Médio me desperta a certeza de que, como espécie, somos capazes de todos os tipos de violência contra nossos iguais. Ali, a agressão indiscriminada contra civis - em uma estratégia baseada na disseminação do pavor – se esparrama diante de nós em todas as suas vertentes, desde o auto-sacrifício dos que explodem o próprio corpo entre civis inocentes, aos que disparam foguetes às cegas sobre populações civis e, também, por meio dos que fazem uso de uma máquina de guerra moderna contra velhos, homens mulheres e crianças indefesas.

Hoje, sétimo dia consecutivo de bombardeios israelenses sobre a Faixa de Gaza, a contabilidade da ignorância humana soma cerca de 420 mortos e milhares de feridos.

Não podemos simplesmente fechar os olhos para a matança indiscriminada, para a banalização da vida, para a estratégia do terror, seja ele praticado por grupos religiosos, étnicos e políticos ou pelo Estado. É preciso elevar a voz contra a barbárie. Para isso, é primordial que se entenda, de fato, o que ocorre a nossa volta, o que levou árabes e israelenses a este precipício moral.

Para isso, colhi pela web artigos elucidativos sobre o tema, que disponibilizo a seguir aos interessados em entender, de fato, como o ódio pode se impor sobre os homens.

- É a terra...
- Dores de um outro parto, para o Oriente Médio
- Como os árabes vêem os judeus?
- A repetição de um erro
- Israel e suas bombas nunca quiseram a paz
- Carta aberta de Uri Avnery a Barack Obama

Sem comentários: