Semana On

domingo, 1 de janeiro de 2006

COMUNICAÇÃO TECNOLÓGICA

A INTERATIVIDADE A SERVIÇO DA INFORMAÇÃO E DO MARKETING

Utilizar um blog, um twitter ou uma e-newsletter como ferramenta de marketing é, hoje, algo muito natural. Tratam-se de ferramentas de comunicação imprescindíveis para quem quer otimizar o desenvolvimento de uma empresa, organização, entidade ou, também, para o incremento da imagem através do marketing pessoal. No entanto, não basta dominar estas ferramentas que a tecnologia nos oferece ao alcance de uma tecla, é necessário o fator humano para que estas ferramentas sejam empregadas a partir de objetivos traçados claramente, com qualidade e profissionalismo.

Já há algum tempo, as e-neewsletters foram inseridas em nosso dia-a-dia como uma nova ferramenta de comunicação, aproximando pessoas e encurtando distâncias. O advento dos blogs foi mais um passo na direção desta nova forma de comunicação interativa e tecnológica, facilitando a troca de informações entre os usuários e o seu público alvo. Mais recentemente, o twitter transformou-se em uma febre que estendeu sua influência para milhões de usuários conectados na rede mundial de computadores, sendo utilizado por empresas, instituições e pessoas públicas.

Cada uma destas ferramentas, sozinhas, são pontos de partida para quem quer desenvolver um contato mais estreito com o mundo e mostrar de forma barata e eficaz suas ações, idéias e projetos. Juntas, no entanto, estas ferramentas se transformam em um poderoso mecanismo de comunicação que, diferente dos veículos tradicionais, traz em seu cerne a interação com o leitor, possibilitando um novo cenário nas estratégias de assessoria de imprensa e de comunicação.

OS PRODUTOS

E-newsletter

Uma das principais ferramentas de marketing advindas da tecnologia digital na atualidade são as chamadas e-newsletters: boletins eletrônicos, de conteúdo relevante, criados e distribuídos via correio eletrônico. Estudos indicam ser esse um meio barato de potencializar relacionamentos e de elevar o índice de reconhecimento de uma marca, organização ou entidade.

Este é um dos três produtos oferecidos no pacote COMUNICAÇÃO TECNOLÓGICA, incluindo desenvolvimento da identidade visual da e-newsletter, produção de conteúdo dentro de assuntos de interesse do cliente - a partir da ação de jornalistas qualificados - gerenciamento dos bancos de dados e envios dos e-mails em periodicidade semanal (ou diária, de acordo com o interesse do cliente).

A linguagem de uma e-newsletter deve ser cativante, clara e curta, de leitura ágil e rápida, fornecendo aos destinatários a informação que esses necessitam. O seu conteúdo é dotada de hyperlinks que conduzem o leitor ao site, blog ou twitter do cliente, tornando o processo de navegação interligado, otimizando a circulação de informações do interesse do cliente em um ambiente virtual que cresce em proporções exponenciais.

Blog

Bill Gates, presidente da Microsoft, um dos homens mais ricos do mundo, disse em 2004 que os blogs seriam a próxima ferramenta de comunicação no mundo dos negócios e do marketing pessoal. "Os blogs e as mensagens acrescentadas a essas páginas tornam a comunicação muito mais fácil, e serão o modo mais barato e funcional de uma empresa, organização, entidade ou homem público se comunicar com seu público alvo", afirmou Gates.

A premonição do “mago da era digital” já é realidade. Os blogs, hoje, somam milhões de acessos diários em todo o mundo e, devido à facilidade de aplicação das ferramentas interativas que lhes são inerentes, transformaram-se em plataformas imprescindíveis para a construção de uma dinâmica de aproximação entre quem informa e quem é informado.

O desenvolvimento de um Blog, com as mais modernas ferramentas disponíveis, sua alimentação diária com assuntos do interesse do cliente – efetuada por equipe de jornalistas profissionais – também faz parte do pacote COMUNICAÇÃO TECNOLÓGICA.

Twitter

O Twitter é uma rede social que surgiu em 2006 e que se expandiu de forma avassaladora reunindo atualmente mais de 175 milhões de usuários em todo o mundo (grande parte deles no Brasil). Ele funciona como um microblog, onde se postam mensagens curtas (de até 140 caracteres), incrementadas com links, que são acompanhadas por pessoas que desejam receber estas informações.

Como toda ferramenta de comunicação, as ações no Twitter devem ser bem planejadas. Primeiramente, é necessário analisar que tipo de conteúdo deve ser disponibilizado por meio desta ferramenta de modo a otimizar seus resultados com a e-newsletter e o blog para que a imagem e a mensagem do cliente sejam trabalhadas da melhor forma. A criação do Twitter e sua produção de conteúdo dentro dos interesses do cliente é mais um produto que compõem o pacote COMUNICAÇÃO TECNOLÓGICA.

OS SERVIÇOS

- Criação da identidade visual do pacote composto por e-newsletter, blog e twitter
- Criação de conteúdo diário para blog e twitter com base em estratégia de interesse do cliente e seu contato com nossa equipe de jornalistas
- Criação de conteúdo semanal para a e-newsletter com base em estratégia de interesse do cliente e seu contato com nossa equipe de jornalistas


MAIS INFORMAÇÕES

Victor Barone
victor.barone@globo.com
(67) 8113-1292

Sem comentários: