Semana On

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Animais: consumidos e descartados

Estes dias a jornalista Denise Del Farra usou o Facebook para desabafar. Estava indignada com os inúmeros casos de abandono de animais de estimação a que estava se deparando em sua atividade de voluntária da ONG Abrigo dos Bichos. O abandono a que Denise se referiu, extrapola os limites da covardia de quem se desfaz de um animal como se desfaz de um móvel velho. Ela falava de um abandono mais cruel – se é que isso é possível: àquele que ocorre com o animal ainda em posse de um dono irresponsável.

Hoje, milhares de animais – especialmente cães e gatos - encontram-se abandonados à própria sorte, padecendo de fome e doenças, apodrecendo em vida devido ao descaso de seus "proprietários". Casos como o do pit bull amarrado por dias a uma árvore, de modo que lhe era impossível até mesmo se deitar foi um dos citados pela jornalista.

A resposta que a "dona" deste animal deu aos ativistas da defesa dos animais que lhe abordaram foi emblemática: "o cão é meu e vocês não tem nada a ver com isso". Este tipo de raciocínio - o de que os animais são bens a serem adquiridos, consumidos e descartados ao bel prazer do ser humano - está por detrás de inúmeras barbaridades cometidas contra seres indefesos. Não há equívoco maior. Tratar um animal como um objeto é um erro, uma das grandes demonstrações de irracionalidade cometidas pelo ser humano. Serve de matéria para a psicologia - mostrando até que ponto pode ir o recalque de quem desconta nestas criaturas suas frustrações e pequenezas. Serve de estudo para a filosofia - apontando a sordidez de quem precisa se impor à força sobre outra criatura para compensar sua pobreza de espírito.

O comércio desenfreado de animais tem sua parcela de culpa neste processo que transforma animais em vítimas e seres humanos em monstros. Ora, cães e gatos não são presentes fofinhos a serem endereçados a crianças ou a adultos. Eles são criaturas que acompanharão uma pessoa por anos e que devem receber cuidados mínimos que garantam seu bem estar. A posse responsável deve ser a tônica para quem quer manter estes animais como companheiros de vida.

Aos que insistem nos maus-tratos, que prevaleça a força de lei. Embora a maioria das pessoas - e das autoridades policiais - não saiba, a denúncia destes casos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), segundo a qual "É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos".

Se falta humanidade a algumas pessoas, que elas sejam expostas aos rigores da Lei, que sua monstruosidade seja exposta. Para isso, no entanto, não basta a indignação da Denise, a minha ou a sua. É preciso ação. É necessário que cada um cobre dos poderes constituídos que a lei seja aplicada, que a irracionalidade seja punida.

Sem comentários: