Semana On

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O perigo da história única

Semana corridíssima. Não tive tempo de cuidar do blog. Mas, deixo uma dica que serve especialmente para os colegas jornalistas, mas que também é essencial para qualquer pessoa. Trata-se do seminário "O perigo da história única", proferido pela romancista nigeriana Chimamanda Adichie. Em pouco mais de 15 minutos, ela mostra como as nossas vidas e as nossas culturas são compostas por muitas histórias sobrepostas, e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre determinada pessoa ou país, arriscamos dar início a um desentendimento crítico que colocará em risco nosso entendimento sobre o outro. Vale a pena.

3 comentários:

Márcia Maia disse...

Em 2009, a FLIPORTO trouxe uma porção de escritores africanos, poetas e prosadores. E se conversou muito exatemente sobre isso: o perigo de um olhar único.Sobretude com Paulina Chiziane que tem um livro belo:Niketche: uma história de poligamia. Uma outra realidade. Uma outra história. Um outro olhar.

Beijo daqui, Victor!

Adriana Godoy disse...

Vou tentar ler. Suas dicas são valiosas. beijo.

Barone disse...

Márcia,
fiquei muito impressionado com o seminário da Adichie. Uma leitura simples e, ao mesmo tempo, intrincada da formação de conceitos e opiniões.