Semana On

domingo, 1 de novembro de 2009

A intolerância de Puccinelli

Honradez, integridade, boas maneiras, tolerância, autocontrole, civilidade, honestidade, contenção verbal, arrependimento e decoro foram analisados neste final de semana pela reportagem “Pequeno manual da civilidade”, da jornalista Juliana Linhares, na Veja. A matéria esmiúça “as pequenas vantagens de virtudes grandemente subestimadas” citando casos em que elas são esquecidas e dando voz à pensadores para que sejam analisadas e colocadas sob os holofotes do escrutínio do leitor. O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, foi o exemplo pinçado pela revista para ilustrar o tópico “tolerância”. É o nosso “italiano”, sempre levando o nome do estado aos píncaros. Veja a seguir.

Desafio diário

Na hora da raiva, das bravas, qual é o primeiro xingamento que lhe vem à cabeça? Em geral, nesses momentos o ser humano não é criativo e invoca diferenças de comportamento sexual, de origem familiar ou de grupo étnico. Pois o treinamento da aceitação das diferenças deve começar exatamente por aí. De todas as virtudes do campo da civilidade, a TOLERÂNCIA é a que mais exige autoaprendizagem. Quem acha que nunca, jamais conseguirá cumprimentar um torcedor do time adversário pode começar com coisas mais simples, como não ter espasmos visíveis diante do abuso do gerúndio ou prometer a si mesmo ao sair de casa que pelo menos naquele dia não vai comparar nenhuma mulher à fêmea de uma famosa ave natalina. "Tolerância tem a ver com comportamentos diferentes daqueles que valorizamos e pelos quais temos repugnância. Exercê-la é importante não só para a convivência social como para a sanidade mental", diz Bolívar Lamounier.

O fato

Não é qualquer um que consegue fazer o país inteiro se solidarizar com um integrante do governo. Mas também não é qualquer um que usa o palavreado do governador de Mato Grosso do Sul, ANDRÉ PUCCINELLI, em relação ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc: "Ele é v... e fuma maconha. Se viesse aqui, eu ia correr atrás dele e estuprar em praça pública". Para piorar, veio depois o típico pedido falso de desculpas: "Se alguém se sentiu ofendido...". Desafio aos tolerantes urbanos: não achar que todo produtor rural é um brutamontes destruidor da natureza.

A análise

"O governador foi desmascarado em seus preconceitos mais bestiais. Em um momento em que se luta tanto contra discriminações, sejam elas de gênero, sejam sociais, o governador mostrou que não tem equilíbrio mental nem competência profissional para estar no cargo que ocupa", fulmina o cientista político Gaudêncio Torquato.

Atualização - 01/11/2009 às 20h30

O ministro Meio Ambiente, Carlos Minc, deu um recado ao governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB) - que disse em um programa de televisão que o câncer de mama em homens “deve ser consequência de passeatas gay” - durante a abertura da 14ª Parada do Orgulho Gay no Rio de Janeiro, hoje. Minc espetou: “Preconceito dá câncer, faz mal à saúde e pode matar. O que cura o preconceito e a doença é a solidariedade”. Sem se esquecer de Puccinelli, o minstro emendou dizendo que o governador tem uma "cabeça troglodita de quem pensa como se estivesse na época da Inquisição".

Sem comentários: