Semana On

terça-feira, 28 de julho de 2009

Obama e o biocombustível II

O influente senador republicano Charles Grassley, do Estado agrícola de Iowa, grande produtor de milho, advertiu hoje que poderá atrasar a confirmação, no Senado, do nome do futuro embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, escolhido pelo presidente Barack Obama, devido a seu suposto apoio à eliminação das tarifas sobre as importações de etanol.

“Como senador e candidato presidencial, o presidente Obama defendeu a manutenção das tarifas sobre a compra de etanol. Agora, a pessoa designada pelo presidente como embaixador no Brasil diz que a supressão da tarifa será 'benéfica'. É importante saber se o governo mudou de posição antes que a nomeação siga seu curso", disse Grassley, que integra a comissão de Finanças do Senado.

O governo do Brasil espera que Washington levante a tarifa imposta, o que representaria um maior acesso de suas exportações de etanol ao mercado americano. Iowa é o principal produtor americano de milho, planta a partir da qual se pode fabricar esta alternativa para a gasolina.

A votação acontecerá ainda nesta terça-feira.

Falei sobre Obama e o etanol em novembro passado no artigo “Obama e o biocombustível”.

Sem comentários: