Semana On

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Boas análises sobre o Jornalismo

Excelente o artigo do jornalista Dante Filho, publicado hoje no site de notícias Midiamax, sobre a queda da exigência de diploma para o exercício do Jornalismo no Brasil. Dante faz um desabafo recheado de sarcasmo inteligente. Vale a leitura.

Mas nem tudo são espinhos, meus amigos. Mantenham os diplomas pendurados nas paredes. Não os joguem no lixo. Eles podem ser elementos motivacionais. Eles podem, finalmente, tirá-los da cômoda situação que os levavam imaginar que bastava ter um canudo nas mãos para ter o mundo a seus pés. É bom começar a ralar, ler mais, exercer com maior esforço o senso crítico, combater com maior veemência os bandidos das redações (até porque estes ganharam espaço agradando o patronato com mimos mil).

Quem sabe agora possamos dar um pouco mais de racionalidade ao debate e pensar em cursos suplementares de jornalismo com dois anos de duração (no máximo) para aqueles que querem exercer a profissão. É simples: o sujeito que se formou em direito, engenharia, economia, odontologia etc., faz uma espécie de especialização para se tornar jornalista.

Muito boa, também, a análise do jornalista (e professor de Jornalismo) Alec Duarte sobre o futuro dos cursos de Jornalismo e da profissão.

"Comecemos pela repercussão: que triste constatar centenas de comentários de jornalistas diplomados tratando a questão meramente como “joguei quatro anos no lixo” ou “e os R$ 60 mil que paguei pelo curso, como ficam?. Sintomáticas, são frases que exemplificam porque o jornalismo está tão ruim. Quer dizer que desde sempre a questão foi tratada apenas como um trâmite, uma obrigação a se cumprir, como se a formação pessoal não contasse nada."

4 comentários:

TATIANA SÁ disse...

Concordo absolutamente Barone,
mas o país tem que fazer isso com muitas outras profissões, outros cursos.
O que vemos em nosso mercado, não são apenas jornalistas sem conteúdo e cheios de hipocrisia, existem milhares de novos advogados, novos professores, novos publicitários que não tem conhecimento diferencial algum.

Vinícius Paes disse...

Jornalismo não é mera formação acadêmica, é sobretudo a formação do homem como homem, creio eu, com minha pouca experiência que jornalismo seja uma espécie de metafísica. O problema é meu amigo, se mesmo sabendo as regras do jogo os cães estavam perdidos, agora ficaremos correndo atrás do próprio rabo. Espero sinceramente que seu Gilmar Mendes saiba o que está fazendo.

um abraço companheiro.

BAR DO BARDO disse...

Parabéns pra você...

Felicidades, Bar One!!!

- Pimenta

Luiz Felipe Vasques disse...

Posso falar pela minha área, Design. O empregador - uma agência publicitária, por exemplo - pouco se importa se tens ou não canudo, quer é ver portifólio, ou seja, seus trabalhos.

Como tão bem me definiram, existem profissões - como o jornalismo e o design - em que a técnica vc pega rápido: o resto da sua vida é a coleta de referências, para montar sua obra, numa prática constante.

Não carecem de um acompanhamento acadêmico, formalizado, tão intensivo assim como em medicina, por exemplo.