Semana On

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fotojornalismo

Tirei esta foto em 2002, no ponto de checagem de Al-Ram, na Cisjordânia. Todos os pontos de checagem haviam sido fechados por tropas israelenses e estas mulheres protestavam pela sua abertuta, de modo que comida e medicamentos pudessem ser transportados. Uma hora antes, um grupo de homens havia protestado, mas os soldados sacaram seus bastões. Então, as mulheres – palestinas e israelenses – tomaram a dianteira.

À esquerda há uma linha de soldados israelenses; o homem que está à frente, com as mãos nos bolsos, é um policial. Eu estava atraído pela segunda jovem do lado direito, com a mão erguida formando com os dedos um V de vitória. Ela manteve o braço erguido desta maneira por um longo tempo, ao menos 30 minutos – até que os soldados começaram a disparar gás lacrimogêneo.

Pode-se ver a imprensa ao fundo. Não gosto de trabalhar em posições seguras como esta. Tenho fotografado em Israel e na Cisjordânia desde 1967. Esta foto é simbólica para mim e no ano passado eu a inclui em meu filme Nakba (Catástrofe), que reúne centenas de fotografias e entrevistas com palestinos desalojados após 1948.

Como estudante, no Japão, eu era muito idealista. Li o filósofo judeu Martin Buber e decidi trabalhar em um kibbutz israelense. Um dia, achei alguns projéteis em um campo nas proximidades do kibbutz e perguntei de onde eles teriam vindo. Ninguém soube responder – então um jovem judeu mostrou-me um velho mapa que apresentava um nome palestino para o local onde nós estávamos trabalhando.

Comecei a fotografar as ruínas dos vilarejos palestinos e exibi as fotos em Jerusalém, em uma mostra chamada “Segurança”. Houve uma resposta raivosa: pessoas queriam saber sobre a segurança de quem eu me referia. No entanto, um registro no livro de visitas da mostra, de autoria de um estudante israelense, dizia: "Em israel nós só ouvimos um lado da história; estas fotografias nos mostram o outro lado”. Estive na Palestina 30 ou 40 vezes, mais recentemente em Gaza, em janeiro. Isso é o que tenho tentado mostrar.


• O trabalho do fotógrafo Ryuichi Hirokawa esteve exposto em Londres este mês, como parte do Palestine Film Festival. O texto acima foi publicado originalmente no The Guardian.

Sem comentários: