Semana On

segunda-feira, 16 de março de 2009

Palestinos tentam aproximação nacional

As próximas eleições presidenciais e legislativas palestinas acontecerão em 25 de janeiro de 2010, conforme reunião realizada na segunda-feira (16) entre os partidos da região, entre eles o Hamas (de orientação islâmica) e o Fatah (laico), do líder da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas.

Desde o dia 10, várias lideranças da região estão reunidas no Cairo (Egito) para negociar a reconciliação entre os partidos para a formação de um governo de união nacional. As conversas, que transcorrem em cinco mesas de diálogo, devem terminar antes do fim do mês, segundo o combinado pelas facções em 26 de fevereiro.

A aproximação entre aos grupos palestinos e o abrandamento das propostas posições mais radicais, como o não reconhecimento do Estado de Israel, é condição básica para que canais de negociação possam ser abertos com o mundo exterior e com Israel. O conflito entre o Hamas e o Fatah tem sido um entrave – assim como as propostas extremistas do primeiro grupo – tem fornecido subsídios mais que concretos para os que apostam na perpetuação da situação na região e na impossibilidade de um Estado Palestino.

Sem comentários: