Semana On

quarta-feira, 11 de março de 2009

Chomsky

Interessante a entrevista do pensador estadunidense Noam Chomsky, publicada na revista Isto É. Veja alguns trechos:

“O presidente (Franklin) Roosevelt foi eleito quatro vezes seguidas. Eu, pessoalmente, não aprovo, mas não posso dizer que isso seja incompatível com a democracia, a não ser que você diga que os Estados Unidos nunca foram uma democracia. Isso é uma hipocrisia total. Isso vale também para outras democracias parlamentaristas, em que o primeiro-ministro pode ser reeleito de forma indefinida."

“Quanto à questão de Israel e da Palestina, ele (N.da R: Barack Obama) já deixou bem claro que não tem a intenção de buscar um acordo. Em sua primeira declaração sobre política internacional, afirmou que a responsabilidade primária dos Estados Unidos é proteger a segurança de Israel, e não a dos palestinos, que são os que precisam de proteção.”

“Os Estados Unidos, o país mais rico do mundo, sempre foram altamente protecionistas. Sua economia avançada depende crucialmente do setor estatal. Se você pensa em computadores, internet, tecnologia da informação, laser, tudo isso foi financiado pelo Estado. Você não pode falar em livre mercado porque eles não acreditam nisso.”

1 comentário:

Cristiane Felipe disse...

Chomsky além de afamado Linguista, fala com um senso crítico inabalável.
Estudo muito este incrível pensador. Bom vê-lo por aqui.