Semana On

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Como salvar seu jornal?

Ex-editor administrativo da revista Time, diretor-presidente do Aspen Institute e autor de “Einstein: His Life and Universe”, lançado recentemente, Walter Isaacson faz observações interessantes no artigo “Como salvar seu jornal”, publicado ontem no Observatório da Imprensa.

Analisando a crise no mercado jornalístico, em especial nos impressos, ele dá alguns caminhos para escapar no naufrágio que se avizinha e faz uma abordagem interessante sobre a relação entre jornalismo e sua sustentabilidade. Os dois trechos a seguir me chamaram a atenção.

Henry Luce, fundador da revista Time, desprezava a idéia de publicações gratuitas que dependem exclusivamente de anúncios. Para ele, tratava-se de uma fórmula ‘moralmente repugnante’ e ‘economicamente auto-destrutiva’. Isso porque ele acreditava que o bom jornalismo exigia que o principal dever de uma publicação fosse com seus leitores, e não com seus anunciantes.

Num modelo de arrecadação baseado exclusivamente na publicidade, o incentivo é perverso. E também auto-destrutivo, pois eventualmente é enfraquecido o vínculo com os leitores, caso não se dependa diretamente deles para a arrecadação.

Sem comentários: