Semana On

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Abraji lança site de mapeamento temático para jornalistas

Com o objetivo de apoiar o trabalho dos jornalistas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou o site "Mapas Temáticos Sobre o Brasil", uma ferramenta para a produção de reportagens que contém mapas sobre educação, criminalidade, eleições, população, meios de comunicação, entre outros, segundo divulgação da própria Abraji. Todos os mapas, que estão disponíveis em alta resolução, podem ser reproduzidos para fins jornalísticos, desde que citada a fonte.

De acordo com a Abraji, a ferramenta permite visualizar, por exemplo, a distribuição geográfica da nova base municipal de cada partido político, o crescimento da população por município, as avaliações que os municípios tiveram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e a distribuição dos meios de comunicação, incluindo TV, rádio e mídia impressa, em todos os Estados brasileiros. Em breve, serão adicionados mapas interativos e sobre novos temas.

A iniciativa faz parte do projeto internacional "Mapeamento dos Meios de Comunicação da América Latina", que busca investigar a relação entre democracia e meios de comunicação no Canadá e 11 países da América Latina. Dica pinçada do site Jornalismo nas Américas.

1 comentário:

Barone disse...

Opa Manzas, volte mais.