Semana On

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Obama incentiva a democracia participativa?

O uso da internet como ferramenta de participação popular na administração pública – tratada aqui no artigo Ciberespaço e democracia direta – pode ter um papel importante no Governo Obama. Logo depois da eleição, o presidente eleito lançou o site Change.gov, onde convida os usuários a emitirem suas sugestões e propostas.

Há outros sites fazendo o mesmo, como whitehouse2.org, o BigDialog.org e o ObamaCTO.org. Este último apresenta as propostas populares mais votadas. As três primeiras – em ordem – são: tornar a internet mais acessível (8.965 votos até o momento desta postagem), assegurar a privacidade do cidadão e repelir o Ato Patriótico (6.962 votos) e anular a lei sobre os direitos da propriedade digital, promulgada em 1998 (5.781 votos).

Interessante perceber também que entre as 20 propostas mais votadas, duas referem-se diretamente a mecanismos de democracia direta. Uma delas (Allow the public to comment on all legislation) sugere que a população tenha cinco dias para comentar qualquer proposta de Lei antes que ela seja colocada em votação. Outra – em moldes similares a proposta do Voto Contìnuo – (Public online bidding process for government projects) propõe a criação de um website no qual projetos governamentais estejam abertos a votação por parte da população, companhias privadas e organizações.

Resta saber se a aproximação entre Obama e a população - tão decantada pelos apoiadores do presidente eleito - é fato ou apenas retórica de campanha.

1 comentário:

Alice Salles disse...

Vamos esperar que seja REAL. Eu que estou aqui esperando ansiosamente pra que ele entre por aquela porteeenha te aviso se o bicho pegar hahahahha