Semana On

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Cidadão Kane

Rosebud! Acabei de rever Cidadão Kane, de Orson Welles. O filme tem alguns diálogos que remetem ao jornalismo como ele sempre foi e como é hoje, apesar de ter sido filmado em 1941.

Welles parece vislumbrar o jornalismo eletrônico – em especial o realizado por meio da internet – através da boca de Kane (interpretado pelo próprio Welles). “As notícias acontecem 24h por dia”, diz ele ao editor do Inquirer, Herbert Carter. Ou: “Irão ter a verdade de forma rápida, simples e divertida”, uma referência que beira a premonição se pensarmos ainda na internet e no jornalismo de entretenimento que se espalha pela TV.

Ainda conversando com Carter, Charles Foster Kane emite uma pérola que bem poderia ser aplicada para definir as estratégias editoriais de nossos jornalões (e “inhos”): “Se a manchete for grande, a notícia se tornará (grande)”.

Outro personagem de quem se pode pinçar uma fala interessante ligada ao jornalismo é Jedediah Leland (vivido por Joseph Cotten) que, conversando com Bernstein (Everett Sloane), pergunta referindo-se a equipe de jornalistas originários do Chronicle e levados ao Inquirer por Kane: "Estes homens que trabalhavam no Chronicle até ontem acreditavam na política do Chronicle? Como, agora, acreditam na nossa política?". A que Bernstein responde: "Eles são como qualquer pessoa. Eles têm um trabalho e o fazem".

Sem comentários: